quarta-feira, março 08, 2006

Componentes básicos do equipamento fotográfico

Conhece agora os componentes básicos de uma câmara fotográfica, no caso uma 135 mm, o formato da grande maioria das máquinas hoje utilizadas.





Corpo: É a caixa onde se aloja o filme – protegido da luz –, todos os componentes de uma máquina e, na sua parte externa, os botões para o controle do fotógrafo, como o visor, o botão de rebobinagem, o botão de disparo (disparador), a sapata para o flash, o avanço (tracionador) e a armação do obturador.





Objectiva: Conjunto de lentes côncavas e convexas cuja função é captar os raios de luz refletidos dos objetos, orientá-los e projetá-los no filme, sensibilizando-o. A objetiva é a responsável pelo ângulo do enquadramento e pela qualidade óptica da imagem.




Diafragma: Um anel, em geral situado na armação da objectiva, que regula o diâmetro da abertura, o orifício pelo qual passa a luz. Formado por um conjunto de lâminas sobrepostas (ou palhetas), funciona à semelhança da íris humana, que se contrai ou dilata em função da quantidade de luz.




Obturador: Mecanismo incorporado ao corpo da máquina (no caso das 135 mm) ou da objectiva, que controla o tempo em que o filme ficará exposto à luz. Enquanto ele está fechado, o filme está protegido da luz; ao se abrir, numa fração de segundos na maioria da vezes, permite a passagem da quantidade da luz exacta que sensibilizará o filme.



Visor:
Existem dois tipos de visor: o direto e o indirecto (ou reflex). No directo, a imagem é obtida por uma janela acima da lente, por isso existe uma diferença entre o que o fotógrafo está a ver e aquilo que será registado pela objectiva.


http://www.fujifilm.com.br/comunidade/equipamentos/componentes.asp